quinta-feira, 21 de julho de 2011

A  importância da Energia Eólica!



Em tempos de aquecimento global, é importante para a existência humana que os governos vigentes incentivem energias de cunho sustentável. Temos grandes exemplos em diversos países que, por falta de recursos hídricos, provaram ser possível a utilização de matrizes energéticas limpas e naturais.

Desde os primórdios da humanidade, a força dos ventos tem sido utilizada pelos homens. Historicamente, os Persas foram os primeiros a usar cataventos. Também há indícios de que os Chineses e os Babilônios faziam uso deles. Na Idade Média, a Europa já os empregava na agricultura através dos moinhos de vento, nos dois últimos séculos diversos países passaram a usar um modelo de cata-vento com múltiplas pás, destinadas ao bombeamento d’água. No final do século XIX, foi erguido na cidade de Cleveland, Ohio, o primeiro catavento cujo objetivo era gerar energia elétrica, foi inventado por Charles F. Brunch.

Algumas empresas nacionais têm investido em projetos inscritos em leilões, como por exemplo, a Eletrobrás, a Light em parceria com a Renova, o DME, a Pacific Hydro e outros. Vamos  torcer que mais projetos sejam aprovados, lembrando que o Brasil é o quinto país que mais investe em energias renováveis. Foram US$7 bilhões, em 2010.

Cabe a nós, seres humanos de bem, lutar e também incentivar novos paradigmas. Sobretudo, aqui, em Poços de Caldas, onde, mais do que em outros municípios mineiros, já existe uma tendência bastante acentuada. É necessário, portanto, que prestemos atenção em nossas atitudes, evitando medidas, hábitos e tradições que visam apenas ao lucro, e que deixam de lado a verdadeira (e mais premente) necessidade humana: a preservação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário